Os Rey(es) também falham!
Por uma vez, tive a curiosidade de ler os comentários ao que, de há uns tempos a esta parte, tenho feito chegar a este blog, de e para benfiquistas, e foi uma autêntica desilusão! O acto de comentar, que de um acto nobre sempre se tratou, está hoje, graças aos avanços das novas tecnologias, vulgarizado e acessível a todos, o que origina que, na maior parte das vezes, o que se lê são apenas ataques depreciativos e marginais ao conteúdo do que se pretendeu comentar, escritos como se fossem mensagens de telemóvel, utilizando abreviaturas e letras a servir de palavras, e que espero que Fernando Pessoa nunca leia pois renegaria de imediato a sua Pátria, a língua portuguesa!
De uma forma geral, e ao institucionalizar-se o acesso do comum dos mortais aos mais variados meios de comunicação, permitiu-se que tudo possa ser dito e escrito sem controlo demasiado apertado, dando origem a que apareçam autênticas pérolas de escrita e conversação, como as que a seguir se tentam transcrever e que são apenas uma ínfima parte do enorme manancial que todos os dias fica disponível na Internet, na rádio ou na televisão:
“á é p deixar o comentário? atão cá vai disto: não gosto do quique. o governo é 1 kambada de xulos! kem não salta é lampião. toma lá mais 5! a lagartagem tá desperada! o p.c. é k vus mostra como é k é! Bibó Porto!
- Dê-nos a sua opinião no fórum TSF!
- Tou sim? Tou a falar do Montijo e tenho pra dizer que gosto muito do pograma. Que é bom darem a voz ao povo porque o povo tamém tem de se fazer ouvir.
- E quanto ao assunto em discussão o que é que tem a dizer?
- Bem, tá a ver, prontos, então é assim: eu até acho que o Paulo Bento é um bom treinador, mas o Miguel Veloso tá a ficar um bocado saídote e tem de levar um puxão de orelhas. Tá a ver. É isto que eu penso. Quanto ós outros. Eu não os considero grandes porque eu sou do sportim e é o único que é grande. Os outros nem aos calcantes lhe chegam. E prontos. É esta a minha opinião. M’to obrigada por me darem voz!
- Opinião Pública, na SIC, a sua opinião conta. E já temos um espectador em linha.
- Bom dia. Tou a falar da Amadora. Só uma pergunta: tão-ma ver na tevisão?
- Não.
- Ó pena. É que eu queria mesmo é que me vissem na tevisão. Mas portantos e quanto ao caso BPN, acho que o governo devia nacionalizar os bancos todos e ficava um banco só, para ajudar o Zé socras a endireitar isto porque o país tá mal, é só miséria e desemprego e roubos e bandidagem à solta. Sabe que eu tou aqui numa rua com muitos bandidos, já me tentaram entrar em casa duas vezes e a polícia não fez nada. Os bancos têm sido todos uns chulos a encherem-se à nossa custa. Portantos é isto que eu penso e mais uma vez muito obrigada por poder falar na tevisão, na sic que é a que vejo sempre. As outras não valem nada.”
Penso que a mostra é suficientemente elucidativa sobre a qualidade dos comentários que, na generalidade, nos são dados a ouvir e ler, e proporciona matéria mais que suficiente ao cronista para que, invocando novamente Fernando Pessoa e parafraseando um dos seus mais famosos poemas, escreva:
“E o que comenta o que leu
No comentário realça bem
Não aquilo que se escreveu
Mas só o que lhe convém.”
Posto isto, ou se fosse um papelinho amarelo com uma faixa autocolante na retaguarda seria post it, o cronista entende que os comentários, sejam eles à forma, ao conteúdo, ou à cor clubista, são sempre bem-vindos, quanto mais não seja para poderem ser utilizados em próximas crónicas.
Quanto ao Glorioso, que 10 milhões de portugueses gostam de comentar, 4 milhões a dizer mal e sempre à espera que não vença, e 6 milhões porque é o seu clube do coração, conseguiu o que nem SCP nem FCP tinham conseguido, isto é, não perder com o Leixões, jogando 120 minutos em pleno Estádio do Mar. Perdeu nos penaltis, mas nas lotarias nem todos ganham! Na Taça UEFA, a despedida foi justa, por aquilo que não fez em jogos anteriores, (in)justiça confirmada no último jogo em que, por manifesta falta de sorte, não conseguiu evitar um traumatismo ... ucraniano.
Comentário:
A minha mãe nunca me deu de mamar. Ela dizia que só gostava de mim como amigo.
(Praia da Nazaré, à procura de carapaus secos)
@Kar Luz Estrela
2 comentários:
Parabéns!
Parabéns pela crónica de hoje!
Só mesmo os lampiões. Parabéns porquê? Foram à vida e só o vosso Estrela, que deve andar sempre de cabeça no ar, é que atira poeira falando de comentários.
escrves bem mas não alegras, mas o teu clube sim, alegra-me. Já só estamos a dois lololo
Enviar um comentário